Esmalte Decantado e agora?

Quem nunca passou por isso? Está em casa, abre a sua caixinha de esmaltes e se depara com alguns esmaltes decantados e bate aquele desespero do tipo: meu esmalte estragou e agora? Essa marca não presta!!!!
Não, ele não está estragado, isso acontece porque o esmalte é uma suspensão química.

Suspensão – é um tipo de mistura formada por duas ou mais fases (mistura heterogênea). Uma mistura é dita heterogênea quando apresenta duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis. No caso do esmalte, os pigmentos não se diluem na base, apenas se misturam.
Como nem a massa e nem a densidade dos pigmentos é igual a gravidade faz os pigmentos ficarem separados da base do esmalte. Os de melhor cobertura que possuem mais pigmento branco, são os que mais passam por esse processo pois o pigmento branco é o mais pesado de todos. Por isso às vezes a cor separa e fica p.e branco embaixo e rosa em cima.
A boa notícia é que você pode continuar usando seu esmalte decantado normalmente, é só balançar o vidrinho para misturar a cor homogeneamente novamente. Depois de um tempo parado, ele irá decantar novamente.
Não é aconselhável usar o esmalte decantado apenas se estiver vencido, aliás aí não é aconselhável usar nada vencido, decantado ou não. Pode te causar alergia e outros dezenas de problemas.
Beijos.



.

3 comentários:

  1. tenso é quando a gente se depara com esmaltes assim nas prteleiras das loojas kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica a ser lembrada!!!! Gostei! Bejuuus ♥ e agradeço sua visitinha la no blog ^^

    http://esmaltandoguaruja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É realmente bem tenso haha Adorei o post.

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Qualquer comentário inoportuno não será publicado. Obrigada por seu recado. Seu feedback é muito importante para mim.