O tênis perfeito.


Olá, hoje vim falar sobre um tema que às vezes não damos atenção, mas que é muito sério. Como escolher o tênis ideal para você? Há algum tempo comprei um tênis que me causava extremo desconforto, fui em busca e descobri muita coisa que compartilho com vocês agora.
1o é preciso saber para qual finalidade você irá usá-lo. Caminhada, corrida, dia-a-dia. Obviamente que um tênis para caminhada ou corrida servirá também para o dia-a-dia, porém se você quer apenas algo para passear não há necessidade de investir num tênis com muito amortecimento e tecnologia avançada para corrida, pois toda essa tecnologia tem um custo e nesse caso pode ser bem alto.
2o é interessante saber o seu tipo de pisada, pois um tênis para uma pisada que não é a sua pode lhe causar sérias lesões com o prolongar de seu uso o que não queremos que aconteça.
Os tipos de pisada são 3 pronada, supinada ou normal. Os tênis são, pronados, supinados ou neutros, cada tipo corresponde diretamente a sua pisada, sendo assim: tênis pronado para pisada pronada, supinado para supinada e neutro para qualquer tipo de pisada.
 Existem vários testes simplificados para serem feitos em casa o que não é recomendado pois pode gerar um resultado errado.
O ideal é procurar um profissional fisioterapeuta ou ortopedista e realizar o teste de baropodometria que é a análise biomecânica de sua pisada. A imagem acima é apenas uma referência simples, pois para determinar seu tipo de pisada o profissional levará em conta questões como a pressão exercida em cada região de seu pé nos diferentes momentos em que o mesmo toca o solo. Além de estar relacionado ao formato do pé, a pisada também se deve formato dos pernas, ao seu IMC, a força dos músculos de seus quadris e pernas...
é mais complicado do que parece a princípio e exatamente por isso não deve ser feito somente em casa e sim por um profissional.
As grandes marcas não avisam sobre para qual tipo de pisada é o tênis na caixa, e os vendedores das lojas geralmente nem sabem que pisadas diferentes existem. 
E então o que fazer?
Eu recorro particularmente a sites especializados que já trazem toda a informação a respeito do calçado, tamanho em cm, peso, tipo de pisada, marca, modelo...assim a escolha se torna muito simples; só preciso escolher cor e modelo da marca que melhor me convier e couber em meu bolso.
A propósito  minha pisada é pronada? E a sua? Beijos.

13 comentários:

  1. Acho q eu a forma de pisar,depende muito do tipo de sapato..eu tenho a sensação que piso meio torto..acho que tenho a pisada promada...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade você pisa de uma forma. Mas um sapato sem qualidade pode comprometer sua forma de pisar sim. beijo

      Excluir
  2. O meu depende, mas meu pé direito eu piso torto ai nossa meu tenis ficameio estranho;c
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja um tipo de tênis que se adeque a sua pisada Stefany. Beijo

      Excluir
  3. E eu piso torto para fora como está no desenho acima! Gosto de usar tenis mais macios. Me dou muito melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pisada supinada Isabel? Não sei como são os tênis pra esse tipo de pisada, só sei que são mais caros que os de pisada neutra e pronada. Beijo

      Excluir
  4. um calçado tem que ser antes de bonito bem confortavel

    ResponderExcluir
  5. isso é muito importante, principalmente para que gosta de exercício, tem que ter o tênis certo.

    ResponderExcluir
  6. Acho que nesse caso quanto mais tecnologia melhor, claro que como você disse para cada tipo... Não adianta você comprar esses tênis muito baratos que são desconfortáveis e pode causar lesões!

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que existia esse 3 tipos de pisadas... na verdade estou em dúvida entre a pronada e a supinada!

    ResponderExcluir
  8. acho que tem momentos que minha pisada é a pronada e outros que são supinada.. por isso acho melhor comprar um neutro!

    ResponderExcluir

Qualquer comentário inoportuno não será publicado. Obrigada por seu recado. Seu feedback é muito importante para mim.