10 dicas simples para economizar água e melhorar a vida de todos.


Olá gente. Todos estamos acompanhando o drama que o Brasil vem vivendo com a falta d'água. O foco está no sistema Cantareira que abastece São Paulo, porém o problema não é somente lá. Aqui em MG também existem várias cidades em situações muito críticas e a situação se repete em todo o país.
Há 10 anos atrás diziam que a água iria faltar, agora vivemos essa realidade, sinceramente não quero ver o que irá acontecer nos próximos 10. Mas sei que se cada um de nós contribuir podemos viver melhor e deixar um mundo melhor para as futuras gerações.
O mais importante a lembrar é que não há como viver sem água!!! Então vamos as dicas.

1- Verifique se há vazamentos. Eles surgem sem que percebamos e ao consertá-los além de economizar água, economiza-se dinheiro que antes ia pelo ralo com o desperdício.
2- Cronometre o seu banho. Sabia que um chuveiro pouco eficiente pode liberar até 23 litros de água por minuto? E que apenas 5 minutos são suficientes para um banho bem tomado.
3- Lave a cabeça no tanque, isso mesmo, abrindo e fechando a torneira controladamente você gastará menos água que com o chuveiro ligado durante toda a lavagem.
4- Não deixe aparelhos que dependem de energia elétrica ligados fora do momento de uso, nem lâmpadas ligadas desnecessariamente. Como é sabido a maioria da energia do Brasil é gerada em usinas hidroelétricas, logo desperdiçando energia, você desperdiça água.
5- Se puder limpar apenas com um pano úmido limpe, evite jogar água.
6- Varra a calçada ao invés de lavá-la.
7- Regue as plantas com a água da máquina de lavar, não faz mal a elas e ajuda a economizar.
8- Recicle. A maioria dos processos de produção exige muita água, o reaproveitamento é a melhor forma de economizar.
9- Plante uma árvore onde lhe for possível. Se não tiver como patrocine alguém que possa fazê-lo. Dê preferência a empresas ecologicamente corretas.
10- Conscientize todos ao seu alcance. Lembre-se: "Uma andorinha só, não faz verão". 

Já estão economizando? Me contem. Beijos.

4 comentários:

  1. Ótimas dicas, é de extrema importância postagens como essa.

    Seguindo seu blog linda
    http://vocevaidosaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Confesso que estou preocupada ha algum tempo com essa falta dagua e como voce escreveu é uma atitude que deve ser tomada por todos, afinal está na vida de todos. Sempre alerta com a economia!!!!

    ResponderExcluir

Qualquer comentário inoportuno não será publicado. Obrigada por seu recado. Seu feedback é muito importante para mim.